sábado, 30 de junho de 2007

EXPRESSO DO OCIDENTE III

Junho 2007, Porto

Não, não é um comboio futurista, nem uma nave espacial. Trata-se da Casa da Música, a central sonora da actividade cultural da cidade do Porto. Neste OVNI, que a 1 de Julho de 2007 se encheu de extra-terrestres do nosso e de outros países europeus, ecoam sons de discórdia, inovadores, por causa do pouco consensual Tratado Reformador. O diamante da rotunda da Boavista serve de palco para o arranque do novo mandato de Portugal como locomotiva da velha Europa. Uma verdadeira jóia, porque se virmos este continente como um "pouca-terra", a já rodada Lusitânia não passa de um motor de lambreta. E para conseguir puxar o que quer que seja, vai ter de deitar muito fumo.
Aqui não se aplica a expressão brasileira "Puxa a vida!", a não ser pela imagem moderna do edifício Rem Kolhaas, que puxa e dá música à vida da granítica cidade.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

MODELO E DETECTIVE

Junho 2007, Porto

Vaguear pela cidade, como quem percorre os labiríntos do pensamento. Em cada esquina está um fragmento. Nenhum de nós precisa de um mapa para se guiar, já percorremos inúmeras vezes estas calçadas. E, em cada viagem, encontramos sempre novos elementos, novas variáveis. Tentas congelar memórias futuras através do olhar eternizado pela câmara. Há quem perca a cabeça, há quem precise de um segundo par de pernas para nos acompanhar. Mas estamos sempre do lado de cá, escondidos atrás de uma lente.
"Toda a esperança que tinhas voou-te, mas tu és-me e eu sou-te!"

quinta-feira, 28 de junho de 2007

A SURPRESA DO INSTANTE

Junho 2007, Porto

Que esta imagem seja a primeira de muitas e um porto de partida para mostrar o nosso olhar da realidade. Que sirva de inspiração, divina ou angélica, para trabalhar mais e melhor, para divertir, fotografar e partilhar outros pontos de vista.
"Se podes observar, vê. E se conseguires ver, repara!"